08/09/2014

30 Curiosidades sobre Tupac.

1- Tupac cumpriu pena antes mesmo de nascer

A mãe de Tupac, a Black Panther Afeni Shakur foi presa em Abril de 1969 pela suposta conspiração para bombardear delegacias de N.Y.

Temporariamente fora da prisão em 70, ela ficou grávida de Tupac, mas teve que voltar para a prisão quando vários combatentes fugiram da cidade. Quase dando à luz, em maio de 71, Afeni se defendeu sozinha em um julgamento e conseguiu a liberdade, dando à luz 1 mês depois a Tupac.


2- Seu nome significava ''Serpente Brilhante''

O nome Tupac Amaru vem de um chefe indígena que lutava pela liberdade de seu povo no século XVIII e morreu tendo seu corpo decepado pelo Império Espanhol. Shakur significa ''Agradecido a Deus'' em árabe.

3- Malandro desde cedo

''Eu comia garotas brancas'', Tupac lembrou anos depois de sua adolescência na Escola de Artes de Baltimore. Uma vez ele prometeu sexo a um garoto gay do colégio, chamado Eskiah, se ele arrumasse um esquema para Tupac com a garota mais linda do colégio, Kelly.

Eskiah conseguiu a garota para 'Pac. ''Depois que eu comi a gata, Eskiah veio e disse: 'Quando vai ser minha vez?' E eu disse a ele: Você deve estar louco pra caralho'' - disse 'Pac, às gargalhadas.

4- Ele foi ator e dançarino de Ballet antes de se tornar um rapper

Após se mudar para Maryland com sua mãe e irmãs em 1984, Tupac foi aceito na Escola de Artes de Baltimore, onde se formou em drama e estudou dança. Começou a batalhar freestyle à parte, se autodenominando MC New York.

5- Tupac era muito, muito pobre...

A atriz Jada Pinkett Jr. Smith , sua colega de classe em Baltimore, lembra: "Quando eu conheci 'Pac ele tinha duas calças e dois casacos e dormia em um colchão velho sem lençóis.

6- ...O que ajudou no seu jovem idealismo

Tupac sugeriu em uma de suas primeiras entrevistas que o Presidente Reagan poderia aliviar o problema dos sem-teto da nação abrindo as portas da Casa Branca para os sem-teto, já que a Casa Branca possuía muitos quartos sem uso.

  7- Começou sua carreira como rapper de backup e dançarino do Digital Underground

Sua amiga Leila Steinberg marcou uma entrevista para ele com Shock G em 1989. G recorda que a entrevista com Tupac foi ''rua, foi educada, foi articulada. Eu pensei tipo, mano, esse cara é intenso!''

8- Não aturava pirataria

Em uma viagem para N.Y., ele avistou uma cópia pirata da fita do Digital Underground em uma barraca na rua e destruiu a barraca com raiva. “ Você está roubando de mim” - gritou 'Pac.

9- Tinha um gosto único para música

A coleção de CD's de Tupac incluía Kate Bush, Sarah McLachlan e Don McLean, e a trilha sonora de Les Misérables – cujo tema ele chegou a chamar de sua música favorita de todos os tempos.

10- Já disparou sua AK-47 no próprio sofa de casa

Após o 2Pacalypse Now ter sido lançado em 91, Shock G foi visitar Tupac em sua casa e ficou chocado ao saber que as janelas da casa de 'Pac ficavam abertas, mesmo com os discos de ouro pendurados na parede da sala.

Tupac disse que não tinha medo de ladrões - G conta que: ''Tupac foi até seu closet, me mostrou sua primeira AK e disse: 'Se alguém vier aqui... BRAAP! Ele atirou no chão e no sofá inteiro e quase matou as crianças que estavam sentadas na poltrona!''

11– Era viciado em trabalho

Ele gravou 67 faixas em 11 meses durante a produção do álbum de 1995, All Eyez On Me. No geral, deixou para trás 200 faixas inéditas que são lançadas até hoje. ''Tupac Shakur foi o maior trabalhador do mundo do hip-hop'' - declarou Shock G.

12- Atirou em 2 policias de Atlanta em um Halloween

Envolvido em uma disputa entre dois policiais fora de serviço e um motorista negro em 93, 'Pac acabou atirando em 2 policiais, alegando legítima defesa. Durante o julgamento, foi descoberto que os policiais haviam bebido e iniciaram o incidente. As acusações criminais contra Shakur foram retiradas. 

13- Podemos dizer que Tupac não gostava muito de policiais

Quando um entrevistador perguntou se ele sentia remorso por policiais mortos durante o trabalho, 'Pac respondeu: ''Não! Esses filhos da puta podem todos morrer, até eles me respeitarem como um homem, e todos os negros por aí''.

14- Janet Jackson tinha medo que ele tivesse AIDS

Antes de gravar qualquer cena de beijo para o filme Poetic Justice de 1993, Tupac disse que seu par romântico no filme, Janet Jackson insistiu que ele fizesse um teste de HIV. Shakur disse que faria o teste apenas se Janet já tivesse transado com ele.

15- Tomou 5 tiros em 1994

Dois homens armados com 9mm roubaram 40,000 dólares em jóias de Tupac, no saguão de um estúdio em Nova York, atirando nele 5 vezes, sendo um tiro na cabeça! Ele foi levado as pressas pro hospital, mas saiu na noite seguinte, temendo por sua segurança.

16- Uma das balas pegou no saco

Na noite do tiroteio, 'Pac olhou para sua cueca, viu um buraco e disse: ''Que merda! Alguém aperta um baseado pra mim!''. Mas ele jurou que não perdeu um testículo, apesar dos rumores (e piadas de que ele agora era 1PAC). ''Meus médicos disseram que eu ainda podia ter filhos; a bala atravessou a pele''.

17- Foi condenado por abuso sexual no dia seguinte ao atentado em NY

Ayanna Jackson, uma garota de 19 anos que 'Pac conheceu em uma boate, disse à polícia que ele e dois amigos a amarraram em uma cama de hotel e a estruparam em 1993. Tupac negou energicamente, alegando que nem chegou a estar no quarto. Na corte em uma cadeira de rodas, foi declarado inocente nas acusações de sodomia e posse de armas, mas condenado de um ano e meio até quatro anos e meio por abuso sexual. 

18- Não havia conhecido seu pai até o dia do tiroteio

Billy Garland, que não via 'Pac desde os 5 anos de idade, foi visitá-lo no hospital. Tupac considerava Mutulu Shakur (um Black Phanter que serve uma pena de 60 anos por conspiração para cometer roubo à mão armada e assassinato) seu pai verdadeiro.

19- Ele sofria de depressão

''Ele não funcionava sóbrio'' - disse Shock G. ''Tinha que ter alguma maconha ali, algum Henessy (conhaque). Ele não era tão alegre. Muitas de suas risadas eram forçadas''.

Uma vez 'Pac disse: ''Tudo à minha volta era suicida. Mas eu não conseguia me matar. Eu só queria que alguém me matasse para mim''.

20- Suspeitou que Puff Daddy e Notorious B.I.G. armaram pra cima dele

Enquanto cumpria pena na prisão por abuso sexual, Tupac ouviu boatos de que seus ex-amigos (que ele viu no estúdio na noite em que levou os tiros) haviam feito uma emboscada para ele nesse dia. Biggie negou e exigiu um pedido de desculpas da parte de Tupac, enquanto Daddy disse: ''Se eu tivesse armado isso, o que não fiz, eu não estaria no país. Eu estaria em algum lugar da Bolívia''.

21- Suge Knight o tirou da cadeia. Mas não de graça

O gigante executivo da Death Row Records pagou 1,4 milhões de dólares de fiança para Tupac sair da prisão 11 meses depois de ter apelado sua sentença. Em troca, 'Pac assinou um contrato de gravação com a Death Row de dentro da cela mesmo, voou até L.A. e começou a gravar ''All Eyez On Me''.

''Foi um acordo com o diabo'' - disse uma vez o guarda-costas de Tupac, Henry Fayson. O álbum, que foi o 1º CD duplo de Rap, foi o álbum mais vendido de Tupac e gerou seu primeiro single a atingir o primeiro lugar nas rádios, a música ''California Love'', produzida por Dr. Dre. 

22- Um copo de mijo ajudou a aumentar a rivalidade entre Death Row X Bad Boy

2 meses após Tupac ter se unido à Death Row, um sócio de Puff Daddy, Mark Bell, alegou que 'Pac e Suge Knight o assaltaram e agrediram. Shakur o pressionou a dar o endereço de Puff, enquanto Knight urinou em um copo e o forçou a beber.

23- O assassinato de Tupac Shakur ainda não foi resolvido

O ex-detetive da polícia de Los Angeles, Russell Poole e o ex-oficial Kevin Hackie, disseram ao cinegrafista Nick Broomfield que Suge Knight – que eles confirmam que devia a 'Pac milhões em royalties – orquestrou o assassinato de Shakur.

Já o jornalista Chuck Philips mantém a tese de que Biggie pagou a Orlando Anderson, membro de uma gangue, para matar Tupac.

24- Ele estava noivo da filha de Quincy Jones quando foi morto

Apesar de ter publicamente humilhado Quincy (lendário produtor musical) por ter ''enfiado o pau'' em uma mulher branca (Peggy Lipton, mulher de Quincy), Tupac fez as pazes com ele, começou a namorar sua filha Kidada e logo propôs noivado à ela.

25- Tupac e Madonna eram amigos. Talvez mais que amigos...

No livro do ex-guarda-costas de Tupac, Frank Alexander sugere que os dois dormiam juntos: ''a gente tava vendo um talk-show, e Madonna apareceu na TV entrando em um prédio com Carlos Leon (namorado de Madonna na época). 'Pac disse: Tá vendo?! Antes costumava ser eu ali...''

26- Ele é o ídolo de Eminem

''Tupac foi o maior compositor que já existiu'' - disse Em em 2000.

27- Já estava ficando careca

Por isso ele raspava a cabeça com gillete.

28- Lançou mais álbuns morto do que vivo

Dos 10 álbuns que lançou, 6 foram de debaixo da terra, e foram certificados 23 vezes disco de platina! 

29- Tupac e Biggie gravaram uma música juntos

Em agosto de 94, eles se uniram em uma música chamada ''Runnin' From The Police''. Uma versão mais recente desta música, produzida por Eminem aparece na soundtrack do filme Tupac Resurrection.

30- Ele realmente está morto

Após 6 dias em condições críticas, Tupac morreu dia 13 de setembro de 1996.

Seu primeiro álbum após a morte, em 96, veio com o pseudonimo de Makaveli, por causa do teórico italiano que sugeriu fingir a própria morte para bater o inimigo. Foram criadas então diversas teorias de que 'Pac ainda estaria vivo. Mas a ex-Agente de Relações Públicas de Tupac afirma: ''Ele não estaria quieto por tanto tempo''.

Fonte: PacsLifeBR